Associação de Resistores – Série e Paralelo

Quando temos mais de um resistor e precisamos equacionar o circuito pode ser mais fácil obter o resistor equivalente. Aqui você vai aprender a calcular as associações em série, paralelo e também mista.

O que é a associação?

Associar resistores significa descobrir um valor de resistência que representa todo um conjunto de resistores, simplificando a análise. Depois que descobrimos tal resistência podemos ignorar os resistores que foram associados e substitui-los por apenas um resistor, chamado de resistor equivalente.

Se você não sabe o que é um resistor veja o post passado Lei de Ohm e Resistores.

Associação em Série:

A associação em série pode ser feita quando temos, logicamente, resistores em série. O resistor equivalente será a soma de todos os resistores:

rs

Req = R1 + R2 + R3 + \dots + Rn

Associação em Paralelo:

Na associação em paralelo podemos descobrir um resistor equivalente pra resistores que estão em paralelo. A resistência equivalente será o recíproco da soma do recíproco de cada resistor.

rp

Req = \frac{1}{\frac{1}{R1}+\frac{1}{R2}+\frac{1}{R3}+\dots+\frac{1}{Rn}}

Associação Mista:

A associação mista nada mais é que utilizar as associações série e paralelo em conjunto para descobrir o resistores equivalentes. Aos poucos vamos associando partes do circuito e re-associando os equivalentes encontrados, afim de reduzir um grande circuito em apenas um resistor equivalente. Mais dessa técnica será vista na vídeo aula.