Fontes de Tensão e Fontes de Corrente

De onde vem a energia que alimenta nossos circuitos? Vem das fontes! Todos equipamentos elétricos precisam de fontes para funcionar. Uma pilha é uma fonte de tensão. Você sabia que também existem fontes de corrente? Aprenda tudo sobre fontes!

No post passado Associação de Resistores aprendemos a associar resistores. Agora iremos entender melhor como que um circuito é alimentado e compreender os dois tipos de fontes existentes.

O que é uma fonte?

Uma fonte é qualquer aparato ou circuito que forneça energia ou sinal. Um aparelho elétrico conectado na tomada está sendo alimentado pela energia da rede elétrica que, no caso, é a fonte. A bateria do celular também é uma fonte. Essas fontes que são responsáveis por “alimentar” o sistema são chamadas fontes de potência. Porém, existem também as fontes de sinal que são responsáveis por fornecer “informação”. A saída de áudio do seu celular é uma fonte de sinal (áudio) e também de potência porque é ela que alimenta os fontes.

O que é uma Fonte de Tensão?

As fontes de tensão são responsáveis por fornecer uma tensão constante em sua saída, independe da corrente. Isso significa que uma fonte de tensão irá fornecer a corrente necessária, seja ela qualquer, para manter em seus terminais um tensão de trabalho V. Dessa afirmação concluímos que uma fonte de tensão tem energia infinita e, para análise teórica, é verdade.  Abaixo vemos o diagrama de uma fonte de tensão:

vs

O que é uma Fonte de Corrente?

As fontes de corrente são bem interessantes. Menos usuais mas muito importantes, elas fornecem uma corrente constante, independente da carga. A fonte de corrente “criará” a tensão necessária, por maior que seja, para manter uma corrente de trabalho I circulando em seus terminais. Não costuma-se ver tais fontes explicitamente, mas elas são de total importância e estão embarcadas em muitos circuitos integrados do mercado. Abaixo vemos o diagrama:

is

Conclusão:

  • Nos terminais de uma fonte de tensão sempre haverá uma tensão V.
  • A fonte de tensão pode fornecer corrente infinita.
  • Nos terminais de uma fonte de corrente sempre haverá uma corrente I.
  • A fonte de corrente pode gerar tensão infinita.