Lei de Ohm e Resistores

Aprenda, de forma fácil e lúdica, sobre a Lei de Ohm e sobre os Resistores.

A Lei de Ohm é a primeira relação que devemos aprender para começar no mundo da elétrica e da eletrônica. Nesse post vou explicar, de forma simples, o que é a Lei de Ohm e, posteriormente, os resistores.

O que é a Lei de Ohm?

Como vimos no último post Tensão, Corrente e Resistência exite uma relação entre tensão, corrente e resistência. Essa relação é estritamente regida pela Lei de Ohm e será válida em qualquer aplicação. Podemos ver a pequena equação aqui: V = I.R onde V é a tensão, I é corrente e R a resistência.  Antes prosseguirmos melhor, temos que conhecer os resistores.

O que é um Resistor?

O resistor é um componente elétrico feito para criar resistência proposital em determinado circuito. É utilizado para limitar corrente, definir constantes de tempo e muitas outras aplicações. Os resistores podem ser comprados em diferentes valores de resistência para a necessidade específica da aplicação.

Exemplo de Lei de Ohm:

Sabemos que, num circuito de um rádio a pilha, temos uma fonte de tensão de 12V conectada diretamente a um resistor de 4.7KΩ. Qual a corrente que circula por esse resistor?

V = I.R
12 = 4700.I
I = 12 / 4700
I = 2,55mA