O que é Tensão, Corrente e Resistência

Nesta aula aprenda os conceitos básicos da elétrica, compreendendo de vez o que é a Tensão, Corrente e Resistência.

Para iniciarmos nosso aprendizado em circuitos elétricos e eletrônica em geral precisamos fixar em nossa mente três conceitos muito importantes, são eles:

  • Tensão
  • Corrente
  • Resistência

Sem tais conceitos fica impossível prosseguir em qualquer área que envolva circuitos. Entendo os primeiros dois, podemos facilmente abstrair a relação entre eles: a famosa Resistência.

O que significa Tensão?

Tensão é a diferença de potencial. Tal diferença é que força os elétrons a se deslocar por um condutor. A tendencia de um elétron se mover é diretamente proporcional a tensão. O movimento ocorre na busca de equilibrar a disparidade de potencial. A analogia hidráulica é a diferença de pressão em uma tubulação, por exemplo.

O que significa Corrente?

A corrente é a medida direta do movimento dos elétrons! Ela representa quanta carga se move por um condutor em certo período de tempo. Como uma unidade de carga representa uma quantidade de elétrons conhecida, com a corrente representamos o número de elétrons por unidade de tempo que atravessam a secção transversal de um condutor. A analogia hidráulica é vazão em uma tubulação, por exemplo.

O que significa Resistência?

Resistência é a razão entre a tensão e a corrente e presenta a dificuldade que um elétron tem em se deslocar pelo condutor. Quanto aplicamos uma tensão a algum ponto do circuito uma corrente aparece. Tal corrente, será inversamente proporcional a resistência. A resistência, então, representa a dificuldade que certo material têm a passagem corrente elétrica.

A relação é melhor explicada pela Lei de Ohm e será vista no Lei de Ohm e Resistores.